Em Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, 112 famílias da comunidade de Queimados de Cima, na área rural do município, passam a contar um sistema de distribuição de água tratada. A obra faz parte do Programa Sanepar Rural, uma iniciativa do Governo do Estado, que reúne a Companhia de Saneamento do Paraná, prefeituras e comunidades em uma grande frente de inclusão social e saúde pública.
O projeto em Agudos do Sul instalou 7,5 mil metros de tubulações e um reservatório com capacidade de 25 mil litros. A água captada de um poço artesiano com vazão de 4,5 mil litros por hora passará por tratamento em uma casa de química especialmente construída no local.
O presidente da Sanepar, Wilson Bley, destacou que o programa reflete uma diretriz clara do governador Ratinho Junior, que é levar água tratada a todas as famílias do Paraná, independentemente da localização. “Estamos cumprindo a determinação do governador para atender toda a população paranaense. A zona rural não é uma obrigação contratual da Sanepar, mas é um compromisso social. É saúde pública, é qualidade de vida”, afirmou.
Além da Sanepar, o projeto contou com a participação da Prefeitura de Agudos do Sul, do Instituto Água e Terra (IAT), da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) e da própria comunidade.
O prefeito Genézio Ferreira comemorou a entrega do sistema e reafirmou a importância das parcerias. “Temos 80% da nossa população vivendo na zona rural. Com recursos próprios, seria impossível executar um projeto desse porte. Já temos cinco sistemas em parceria com a Sanepar, beneficiando cerca de 5 mil famílias. Isso representa saúde e dignidade”, destacou.
Durante o evento, foram assinados protocolos de intenção para levar o mesmo benefício a outras quatro comunidades do município: Taboão, Lagoa dos Pretos, Pavãozinho e Ribeirão Grande.
O secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, ressaltou a dimensão simbólica e espiritual do acesso à água tratada. “A água é vida, é a presença de Deus no mundo. Inauguramos aqui um poço que representa o bem que o Governo do Estado faz ao garantir água limpa e segura a quem mais precisa”, afirmou.
CONTRIBUIÇÃO DA COMUNIDADE– Os moradores também colaboraram com doações fundamentais para o sistema. O terreno para perfuração do poço foi cedido por Maurílio e Tereza Ferreira, enquanto a área para instalação da caixa d’água foi doada por Vidal Pruchaki.
Maurílio Ferreira relembra com orgulho o início da história, em 2016. “As equipes estavam procurando um lugar para o poço, e eu disse: podem testar na minha propriedade. Se der certo, será uma alegria ajudar. No dia seguinte, o poço já estava sendo perfurado”, recordou, emocionado.
O gerenciamento do sistema ficará a cargo da Associação de Moradores de Queimados de Cima, que assume os custos com energia elétrica, manutenção, substituição de equipamentos, compra de insumos para tratamento da água e contratações, quando necessárias.
A Sanepar continuará oferecendo suporte técnico e fornecerá hidrômetros para as ligações domiciliares em futuras ampliações ou melhorias. O presidente da Associação de Moradores, Adir Cavalheiro Ferreira, destacou que três pessoas foram capacitadas pela Sanepar para tratar a água e garantir o funcionamento do sistema. “A princípio, a tarifa ficou definida em R$40 mensais por 10 m³ de água por família, sem previsão de lucro, mas custear as despesas”, explicou.
SANEPAR RURAL– Criado há mais de quatro décadas, o Programa Sanepar Rural já realizou mais de 2.400 obras, com mais de 128 mil ligações implantadas. O número de pessoas beneficiadas chega atualmente a cerca de 520 mil moradores das zonas rurais do Paraná.
Mesmo com a redução da população rural – de 17% para 12% nos últimos 15 anos – cerca de 1,7 milhão de pessoas ainda vivem no campo. A Sanepar, com suas ações, já alcançou aproximadamente um terço dessa população.
O programa foi reconhecido nacionalmente em 2023 com o prêmio Guardiões pela Água, promovido pelo Pacto Global da ONU no Brasil. A categoria foi premiada na categoria Acesso à Água e Saneamento, que destacou as boas práticas da Sanepar na promoção da universalização do acesso à água potável.
Mín. 16° Máx. 30°
Mín. 10° Máx. 22°
Chuvas esparsasMín. 5° Máx. 21°
Tempo limpo