Os municípios paranaenses podem ter ações ambientais valorizadas pelo Governo do Estado por meio do Selo Clima Paraná. O prêmio, promovido de forma anual pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (Sedest), tem o objetivo de incentivar, reconhecer e valorizar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até 30 de julho na página do Selo Clima .
Além de categorias para organizações públicas e privadas , há uma condecoração exclusiva para as práticas sustentáveis desenvolvidas nos municípios.
“A participação no prêmio é uma grande oportunidade para os municípios do Estado. Ao conquistar o Selo Clima, a cidade mostra um compromisso com a sustentabilidade, atrai parcerias e fortalece a imagem em relação aos desafios climáticos”, explica a coordenadora de Ação Climática e Relações Internacionais da Sedest, Walquíria Biscaia.
A valorização das iniciativas municipais foi incorporada ao Selo em 2024, durante a 10ª edição do prêmio. Entre os projetos inscritos pelos ganhadores, figuram ações de proteção ambiental (como reflorestamento, fiscalização e recuperação de nascentes), de gestão de resíduos sólidos (programas de reciclagem e compostagem), de conscientização ambiental (palestras e campanhas educativas), de saúde (ampliação da vacinação) e de gestão pública (políticas de incentivo à adoção de práticas sustentáveis na geração de energia e na agricultura).
Ao todo, 13 cidades foram premiadas no ano passado: Agudos do Sul, Araucária, Assis Chateaubriand, Cianorte, Janiópolis, Mandaguari, Maringá, Paranaguá, Quatro Barras, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio da Platina, Serranópolis do Iguaçu e Uraí.
PRÊMIO– Lançado em 2015, o Selo Clima Paraná é um instrumento do Registro Público Estadual de Emissões de Gases de Efeito Estufa, previsto na Política Estadual de Mudanças Climáticas (Lei 17.133/2012). Ele foi desenvolvido como uma estratégia do Governo do Estado para incentivar, reconhecer e valorizar práticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Mais do que uma certificação, ele representa um compromisso público com a sustentabilidade, promovendo a cultura Ambiental, Social e de Governança (ESG) em diferentes esferas. A metodologia é fundamentada nos princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), além de outros compromissos internacionais como as campanhas Race to Zero e Race to Resilience.
A proposta é destacar organizações que, por meio de suas ações concretas, demonstram protagonismo ambiental e responsabilidade socioeconômica nos campos de atuação.
A certificação é aberta a três categorias de participantes: organizações privadas, órgãos públicos e municípios – esses últimos participam por meio da modalidade Selo Clima Paraná – Cidades. Cada participante passa por um processo de avaliação técnica, com foco em resultados alcançados ao longo dos 12 meses anteriores à inscrição.
Para as categorias organizações privadas e órgãos públicos, a pontuação final obtida define a categoria da organização dentro do selo: Categoria A, para aqueles que atingem 11 pontos ou mais; Categoria B, entre 7 e 10,99 pontos; Categoria C, de 3 a 6,99; e Categoria D, entre 1,60 e 2,99 pontos — sendo este o mínimo necessário para obter a certificação.
O reconhecimento, válido por 12 meses, funciona como uma oportunidade de valorização da atuação climática de cada participante e reforça a imagem institucional de quem o recebe. Na edição mais recente, em 2024, mais de 185 participantes foram certificados . No total, 495 organizações foram condecoradas desde o início do prêmio, em 2015.
Mín. 13° Máx. 27°
Mín. 12° Máx. 25°
Tempo nubladoMín. 7° Máx. 21°
Parcialmente nublado