Quinta, 17 de Julho de 2025
(44) 99962-4470
Turismo Turismo

Parceria entre Estado e Sesc-PR amplia alcance do projeto Turismo na Escola

O projeto já chegou em 54 municípios e beneficiou quase 17 mil alunos da rede municipal de ensino de cinco diferentes regiões do Estado. Novos par...

15/07/2025 18h39
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Foto: Anthony Ribeiro/SETU
Foto: Anthony Ribeiro/SETU

A parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo (Setu) e o terceiro setor tem consolidado o sucesso do projeto Turismo na Escola no Paraná. O Serviço Social do Comércio (Sesc-PR) é o mais recente aliado da iniciativa que leva a conscientização turística ao ambiente escolar para crianças na faixa etária de 6 a 11 anos.

A novidade é resultado da colaboração entre a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomercio-PR) e o governo estadual, por meio da Setu, uma cooperação que surgiu no início do ano. Graças ao apoio da Federação, foi possível a veiculação da primeira edição da Cartilha do Turismo. A entidade viabilizou a impressão de 5 mil exemplares do material que é distribuído aos alunos envolvidos no projeto.

O tema será incorporado às atividades extracurriculares nas escolas do Serviço Social do Comércio. Inicialmente, na unidade Centro de Curitiba. Para a execução do projeto, o Sesc-PR vai capacitar 35 educadores – dez professores do ensino fundamental I e 25 do fundamental II. A capacitação está marcada para 24 de julho.

NA PRÁTICA- A Setu capacita os educadores e disponibiliza a cartilha, metodologia e conteúdo. O Sesc-PR providenciará uma nova tiragem acrescentada com a sua mascote. A cartilha será utilizada no projeto Futuro Integral, que foca nos alunos do 1º ao 5º ano e 8º e 9º ano, ou do Ensino Médio, das escolas da rede pública.

O projeto oportuniza ao estudante envolver-se em diversas atividades nas áreas de Letramento, Raciocínio Lógico, Arte-Educação e/ou Expressão Corporal.

O secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, enfatizou que o trabalho com instituições do terceiro setor e as secretarias expande significativamente o alcance do projeto.

“A educação é essencial na compreensão do ambiente em que vivemos e na valorização cultural. Ao incluir o turismo nas matrizes escolares, promovemos a responsabilidade social dos cidadãos e fortalecemos o sentimento de pertencimento”, afirmou. “E a educação é a ferramenta mais eficaz que temos à disposição”, concluiu.

Para diretor de Educação e Cultura e Ação Social do Sesc-PR, Alexandre Otaviano, a educação transforma quando se conecta com o território, com a cultura e com as experiências reais dos alunos.

“Ao integrar o turismo com a prática educacional, despertamos nos estudantes o olhar para a riqueza que existe ao redor deles, e isso reforça cuidado e o orgulho de ser parte de uma comunidade. Para o Sesc, participar desse projeto é ampliar horizontes e contribuir para uma formação mais sensível, crítica e cidadã, fomentando os potenciais de cada região”, disse.

PROJETO– O Turismo na Escola leva conteúdos que buscam despertar a atenção de crianças e adolescentes para as riquezas naturais e culturais dos destinos turísticos da região onde vivem. São aplicados por meio de aulas e atividades extracurriculares. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do turismo no município, promovendo a mobilização e conscientização comunitária.

O projeto chega em parceria com as regionais, capacita professores da rede pública de ensino com o objetivo de incentivar a prática do turismo e fomentar a cultura de viagem e lazer entre os alunos. Os conteúdos são transmitidos de maneira interdisciplinar e transversal, integrando-se aos temas curriculares já em estudo.

Idealizado há três anos, o Turismo na Escola ganhou força em 2024 e, até junho de 2025, alcançou quase 17 mil alunos em 54 municípios. A equipe passou por cinco Territórios Turísticos em pontos distintos do Paraná: Território Turístico Riquezas do Oeste; Norte Pioneiro; Norte do Paraná; Campos Gerais e Vales do Iguaçu. Está em andamento a adesão dos Territórios Turísticos Caminho das Águas, Encontro das Águas e Biomas, Sul do Paraná, Terra dos Pinheirais e Rotas do Pinhão.

Além do Sesc, a equipe da Setu está trabalhando outras possibilidades de parcerias. Tratativas com a Invest Paraná e a Secretaria de Estado da Fazenda podem, futuramente, ampliar o raio de conexão do turismo, como educação fiscal e recolhimentos de impostos.

“Estamos conversando para abrir ainda mais esse leque”, afirmou a diretora de Gestão, Sustentabilidade e Qualificação do Turismo, Tatiana Nasser. “Os temas estão diretamente relacionados com os municípios e têm essa interface com os segmentos turísticos”.

Conforme explicou Wanda Pille, coordenadora de Qualificação da Setu, o fortalecimento desse trabalho conjunto, dentro do governo e com instituições sem fins lucrativos, tem se mostrado essencial nos últimos meses para o crescimento do projeto Turismo na Escola. “Permite preparar as futuras gerações para um turismo sustentável e consciente. As cartilhas distribuídas são um recurso valioso para integrar os conteúdos de turismo aos demais temas que estão intrínsecos na vida da população”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Anúncio
Sarandi, PR
Atualizado às 04h07
17°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 26°

16° Sensação
2.48 km/h Vento
57% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (18/07)

Mín. Máx. 19°

Tempo limpo
Amanhã (19/07)

Mín. Máx. 22°

Tempo nublado