A Fundação Araucária, junto com a Federação das Indústrias do Paraná, apresentou segunda-feira (7) a membros do Institut Technologique Forêt Cellulose Bois-construction Ameublement (Instituto Tecnológico de Celulose Florestal e Mobiliário para Construção em Madeira - FCBA), entidade francesa voltada a estudos tecnológicos relacionados ao uso da madeira na construção civil, pesquisas e iniciativas do Paraná no setor.
A troca de experiência aconteceu durante evento no Câmpus da Indústria da Fiep em Curitiba. O evento contou com a participação de pesquisadores da área de madeira engenheirada (wood tech) e também representantes do setor empresarial. Em 2024, a Fundação Araucária firmou convênio com o FCBA com intuito da troca de conhecimentos e a intenção de fazer recepção e envio de técnicos especialistas da área.
“Uma das nossas prioridades é promover parcerias que contribuam para o crescimento da ciência, tecnologia e inovação do Paraná. E o trabalho que estamos realizando com o FCBA reforça essas iniciativas”, ressaltou o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig.
O diretor de Administração e Finanças da Fundação Araucária, Gerson Koch, responsável pela mobilização das iniciativas referentes à madeira engenheirada dentro da Instituição, destaca que as técnicas modernas de construção incorporam cada vez mais a madeira em seus projetos, principalmente nos países desenvolvidos, como na Europa e América do Norte.
“Na Fundação Araucária, procuramos implantar tudo que possa trazer melhoria da qualidade de vida, que possa agregar valor, e que possa fazer com que as pessoas vivam melhor dentro do Paraná. E nessa nossa busca constante, o nosso radar detectou a expressão madeira engenheirada”, aponta Koch. “Com isso, conhecemos o FCBA e resolvemos estabelecer parcerias que impulsionarão os países envolvidos”.
O diretor da divisão da Indústria da Madeira e da Construção da FCBA, Frédéric Staat, avalia que o Paraná possui boas estratégias, tem objetivos claros e know-how para reunir os atores do setor. “O Estado está pronto para fornecer os meios necessários para atingir seus objetivos. Possuímos objetivos comuns, tanto para uma melhor relação com os recursos naturais, como para o uso quantificado de produtos de origem renovável. Com isso, temos a certeza do sucesso da parceria que assinamos”, enfatizou.
Durante toda a semana, a delegação da FCBA visitará instalações paranaenses voltadas à madeira engenheirada. As visitas incluem locais como o Centro de Estudos da Floresta e da Madeira na Universidade Federal do Paraná (UFPR), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o Cilla Techpark, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) e a Prefeitura de Irati.
“A secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fundação Araucária trabalham pensando no melhor do Estado. E isso tem refletido em toda a política que temos aplicado no Paraná. Destaco ainda, a nossa política de internacionalização que é realmente é diferenciada, pois temos buscado parceiros para aquilo que é de interesse da nossa região e que tem promovido cada vez o desenvolvimento do nosso Estado”, salientou o diretor de Ciência e Tecnologia da secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Marcos Aurélio Pelegrina.
O conselheiro especialista da Fiep, Patrick Reydams, destaca as conexões que vêm sendo consolidadas pelo Paraná no setor. “Todas as iniciativas, programas, projetos e ações que desenvolvemos só possuem êxito por meio das conexões. A possibilidade de estabelecermos parcerias e de desenvolvermos futuras pesquisas só é possível por meio do trabalho conjunto entre governo, setor empresarial, sociedade e academia”, afirmou.
NAPI WOOD TECH– O Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação (NAPI) Wood Tech é mais uma iniciativa que o Paraná possui na área. Ele propõe um olhar renovado para a madeira, reconhecendo-a como um recurso de alto valor agregado capaz de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Paraná. Priorizando a madeira engenheirada, que oferece benefícios ambientais e potencial inovador na construção, o Arranjo investe em pesquisas para poder se utilizar desse recurso.
O Paraná, com sua densidade de empresas ligadas à madeira, traz um impulso para a realização dessas atividades. O projeto estabelece parcerias entre cursos de engenharia, arquitetura, empresas e órgãos públicos, com o objetivo de promover a inovação nessa área. Assim, o NAPI Wood Tech quer desenvolver e implementar novos produtos de madeira engenheirada para a construção civil, integrando e agregando valor à sociedade paranaense.
Wood Camp FCBA refere-se a um workshop de construção em madeira organizado por um consórcio de parceiros, liderado pelo Institut Technologique FCBA e outros, com foco no aprendizado prático em construção com madeira e materiais bio-baseados.
WOOD CAMP – O Wood Camp é uma iniciativa que visa promover o aprendizado prático e a colaboração em projetos de construção com madeira. O workshop envolve equipes multidisciplinares de estudantes de diferentes áreas e países, trabalhando em projetos de construção em madeira do conceito à execução.
O FCBA é um dos membros do Wood Camp Academy, que organiza esses workshops. E a Fundação Araucária é parceria desta iniciativa, sendo que a Instituição enviará em agosto deste ano, alunos de arquitetura, engenharia florestal e ambiental para a França para participarem deste workshop.
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 10° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 11° Máx. 23°
Tempo limpo