Pela primeira vez, Curitiba será sede de uma etapa do STU National, o principal circuito brasileiro de skate, com apoio do Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte (SEES). O evento acontece entre 25 e 27 de julho nas pistas de Street e Park do Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding (CNSK8), localizado no Complexo Esportivo do Tarumã.
Após passar por Criciúma e Florianópolis (SC), a terceira etapa do circuito chega à capital paranaense reunindo 80 atletas, entre skatistas e paraskatistas. Entre os confirmados estão os maiores nomes do Estado na modalidade: Luigi Cini, finalista olímpico apoiado pelo programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP) em 2024, Augusto Akio, medalhista olímpico, e Gui Khury, medalhista mundial e primeiro skatista do mundo a executar uma manobra de 900 graus em competição oficial da modalidade park.
O secretário estadual do Esporte, Helio Wirbiski, destacou o protagonismo do Paraná na valorização da modalidade. “Faremos mais um grande evento numa pista onde treinam atletas que já nos trouxeram medalhas olímpicas e mundiais. É motivo de orgulho termos atletas e eventos de alto nível aqui no Tarumã. Isso mostra que o investimento público no esporte de base e de alto rendimento dá resultado”, afirmou.
ESPAÇO– Inaugurado em 2023, o Centro Nacional de Treinamento de Skateboarding é uma estrutura referência nacional, com investimento total de R$ 3,5 milhões. A obra, iniciada em dezembro de 2022, contempla duas pistas oficiais nas disciplinas Park e Street, ambas com características olímpicas. O espaço soma 1.500 metros quadrados e integra o Complexo Esportivo do Tarumã.
Além de ser um centro de formação para novos talentos, o local também é utilizado para sediar treinamentos da Seleção Brasileira de Skate — nas categorias adultas e juvenis. A construção do centro é resultado de um termo de cooperação entre o Governo do Estado, a Federação de Skate do Paraná e a Confederação Brasileira de Skateboarding (CBSk), reforçando o compromisso com o desenvolvimento da modalidade no Estado e no País.
Durante a semana, de terça a sexta-feira, o espaço oferece aulas gratuitas de iniciação esportiva e aperfeiçoamento em skate, com duração de três meses. As atividades são voltadas a pessoas de 5 a 75 anos, promovendo o acesso ao esporte em todas as idades. Em média, 35 alunos participam das aulas diariamente, além de 17 crianças com autismo, em uma iniciativa que reafirma o compromisso das entidades envolvidas com a igualdade, o desenvolvimento e a inserção social por meio do esporte.
Mín. 11° Máx. 22°
Mín. 10° Máx. 22°
Tempo limpoMín. 11° Máx. 23°
Tempo limpo